SUPERANDO A FRUSTRAÇÃO DA CRISE II Sm 7:1-17
Introdução: Uma crise na família, finanças ou saúde gera frustração. Frustração é: não alcançar o que se espera; um sonho não realizado é o sentimento que se tem quando a realidade que se vive é diferente da que se esperava. É o sentimento de que a vida é inútil, sem efeito.A Frustração é algo constante em nossas vidas. A frustração incomoda. É algo que não gostamos de sentir. Consequências da frustração: Fuga, compensação e agressão. Conforme a forma de reagir à frustração pode trazer danos ou benefícios à vida da pessoa. Se você souber lidar com ela, você cresce. Se não souber, você afunda. Danos – Stress, depressão. Benefícios – Desafio, crescimento.
I - A FRUSTRAÇÃO DE DAVI
O sonho de Davi era construir um Templo para o Senhor. (II Sm 7:1-17). Mas Deus levanta Natã, o Profeta e Deus e diz a Davi que ele não construiria o Templo, mas o seu filho.
O sonho de Davi era legítimo, porém não seria ele a realizá-lo. Davi sofre uma frustração. Deus diz não! Mas ele encontra um caminho, não de revolta, rebeldia, murmuração, mágoa com Deus, mas um bom meio para participar deste sonho. Não seria ele a construir mas... ele poderia ajudar. E ele começa a ajuntar o material que o filho precisaria para construir o Templo.
II -RECONHECENDO A NOSSA LIMITAÇÃO
Crescemos com uma ideia irreal sobre a realidade e sobre a nossa limitação. Como não somos preparados para os fracassos, quando eles aparecem ficamos esgotados.
Davi tira todo tipo de máscara e expectativa de sucesso e reconhece que está quase desistindo:
Quando estou desistindo, ele sabe o que devo fazer.
Nós além de não reconhecermos a nossa limitação, não reconhecemos a dos outros.
Pedindo ajuda.
Davi soube fazer isso: Eu clamo a Deus, o SENHOR, pedindo socorro; eu suplico que me ajude. Levo a eletodas as minhas queixas e lhe conto todos os meus problemas.
III - ATITUDES DO CORAÇÃO DIANTE DA FRUSTRAÇÃO
1) ATITUDE NEGATIVA - Espírito de rebelião, crítica, murmuração, amargura, irritação, culpar ao que está ao redor, culpar a Deus, revolta contra Deus, fazer escolhas e trilhar caminhos que não são os de Deus.
2) ATITUDE POSITIVA – Consentir com a Vontade Soberana de Deus.
QUAL FOI A ATITUDE DE DAVI DIANTE DA FRUSTRAÇÃO?
Ele não se rebelou, não ficou desapontado ou magoado com Deus.
Davi, o homem segundo o coração de Deus, conhecia o Seu Senhor e sabia que Ele sempre tinha o melhor. Ele Começa então a juntar material para ajudar a realização do seu sonho pelo seu filho.
Ele não fica curtindo o fracasso ou se sentindo o pior dos homens.
IV - COMO TOLERAR A FRUSTRAÇÃO
Ninguém disse que lidar com a frustração é tarefa fácil. Recomendações:
1. Tomar consciência. Se costumas frustrar-se com frequência, deves reconhecê-lo.
2. Controlar as emoções. Melhorar tua capacidade de encontrar-lhes soluções.
3. Estabelecer metas pequenas. Detenha-se em projetar metas possíveis e alcançáveis.
4. Não ser tão exigente contigo mesmo. Não esqueças que a perfeição não existe.
5. Aceitar as contingências. Entender que não é possível ter o controle absoluto sobre a vida.
6. Trabalhar sobre tua capacidade de ação. Em vez de fugir ou lamentar tente pensar possíveis estratégias de ação para cada caso.
CONCLUSÃO
Se seus sonhos foram frustrados, sonhe novos sonhos. Mas não deixe de sonhar. Se não você será um “morto-vivo”. Davi não realizou aquele sonho, mas teve outros tantos realizados. Conquistou Hebron, que veio a ser Jerusalém, construiu um grande Império, venceu todas suas batalhas e derrotou todos seus inimigos e... foi amigo de Deus!.
Vale a pena andar com Deus, viver para Deus, sonhar os sonhos de Deus, ter experiências com Deus.
0 comentários: