FAMÍLIAS VENCEDORAS NUNCA PERDEM O FOCO. Gn. 6.8-14

1/06/2015 0 Comments

Introdução: Uma família somente será feliz quando conseguir descobrir porque e para que ela existe. Qual o propósito da existência da família?

O que é Focar? É ter uma ideia só na cabeça e ir até o fim com ela. Vencer é focar. É se concentrar corretamente, isto é, concentrar-se sempre naquilo que se quer e jamais naquilo que não se quer. Quais os focos da família cristã?

Noé é um exemplo a ser seguido, por indicação até de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que, ao nos falar sobre os últimos dias desta dispensação, afirmou que viveríamos em dias como os “dias de Noé” (Mt.24.37; Lc.17.26) e, assim, como Noé achou graça aos olhos de Deus (Gn.6.8), nós também devemos causar em Deus a mesma reação, a fim de sermos poupados do novo juízo que há de vir sobre a face da Terra. Noé e sua família não perderam o foco. Apesar do mundo de sua época.

I - DETALHANDO O EXEMPLO DE NOÉ. Noé surge, no caótico cenário da humanidade, como uma esperança, uma promessa de dias melhores e, dentro desta perspectiva, foi criado por seus pais, a demonstrar, uma vez mais, que a educação familiar é fundamental, indispensável para a construção de um caráter piedoso no ser humano (Pv.22.6). Como eram os dias de Noé:

1º A primeira característica dos “dias de Noé” era a prioridade às coisas desta vida, uma dimensão espiritual nula por parte da humanidade, que se esquecera completamente de Deus. “Nos dias de Noé”, não havia lugar nem tempo para Deus.
2º A segunda característica dos “dias de Noé” era o descaso com a família e a imoralidade sexual daí decorrente. Os “dias de Noé” eram dias de total descaso para com a instituição familiar e para com o casamento, que era a forma instituída por Deus para a constituição de uma família.
3º A terceira característica dos “dias de Noé” era a corrupção da terra diante da face de Deus (Gn.6.11a). A maldade do coração do homem repercutiu não só diante de Deus, a ponto de o Senhor ter resolvido destruir a criação (Gn.6.5-7).

NOS DIAS EM QUE VIVEMOS, NÃO É DIFERENTE.
Em meio a dias tão difíceis, porém, a Bíblia nos fala que Noé achou graça aos olhos do Senhor. Noé tinha uma família bem definida, tanto que foi com ela para dentro da arca (Gn.7.1,13). POR QUÊ?

II - OS FOCOS DA FAMILIA CRISTÃ (resumido)
Primeiro: A família existe para cooperar com Deus, no seu propósito eterno, nos seus planos, na procriação e criação dos filhos. Desfazer a solidão e prevalecer o companheirismo (GN 2.18; GN 1.28).
Segundo: A família existe para possibilitar um ambiente onde as pessoas sejam estimuladas a servirem a Deus juntos com alegria e com uma decisão muito clara como a de Josué e sua família (JS 24.15).
Terceiro: A família existe, para cumprir todo o propósito e determinação preestabelecida por Deus, desde o princípio. Isso para que louvássemos a Ele, e tributarmos glória a Ele (EF 1. 11,12; RM 11. 36).

Conclusão: Qual foi o segredo do sucesso de Noé? Noémantinha o foco em Deus e sua vontade.Noé era um homem que tinha um relacionamento com Deus e que se submetia à Sua vontade.Este relacionamento com Deus, decorrente da santidade (que é a separação do pecado, o evitar a mistura com o mundo), Noé foi, sem dúvida, um homem “incorrupto”. Porque manteve o foco em Deus.E nós.

0 comentários: