A FAMÍLIA E A VIDA ETERNA COM DEUS.Jo 17.3
Já estou vivendo a vida eterna!O QUE É VIDA ETERNA? Em oração a seu Pai, Jesus Cristo disse: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17:3) Estas palavras mostram que a vida eterna não equivale simplesmente a uma existência eterna ou sem fim, um mero prolongamento perpétuo da vida. A qualidade distintiva dessa vida é um relacionamento constante com Deus e com seu filho amado, de modo que é algo muito maior e enriquecedor do que a simples existência sem fim. “E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. “ (1 João 5.11)
Por vezes temos que escolher caminhos - alguns que nos podem levar à morte, mas há um caminho que conduz à vida - JESUS. Ele é o Único Caminho que nos leva ao Pai do céu (João 14:6). Não hesites na escolha. Escolhe Jesus, pois só Ele é verdade, amor, justiça, paz, segurança, proteção, pão vivo, nascente que não seca. Que mais quereremos nós?
História De Enoque - Gn 5.22-24; Hb 11.5. Enoque, homem que viveu antes que as águas do dilúvio varressem a Terra.
Ao falar de Enoque, a Bíblia abre um parêntese na história de vida e morte de pessoas que viverem aquele período onde pecado, assim como hoje, era predominante. Jarede, pai de Enoque (Gn. 5:20), como todos os outros, morreu. Enoque, porém, foi um homem diferente dos demais da sua geração. Ao se referir a ele, a narrativa Sagrada muda o tom e ao invés de encerrar usando a assustadora palavra “morreu”, enfatiza que ele “não foi mais achado porque Deus o havia arrebatado” (Gn. 5:24). Qual era o segredo desse homem?
Três Características na Vida de Enoque
1 – Ele andou com Deus – Gn. 5:24. O verbo “andar” neste versículo resume toda a história de uma vida que ousou ser fiel a Deus quando tudo era contrário à fé. Enoque aceitou o desafio e assumiu diante da decadência do pecado e crueldade dos homens, seu papel de filho do único Deus. O mesmo desafio está posto diante de nós também, como servos do Senhor e salvos por Cristo. Vale a pena andar com Deus e ser fiel ao Senhor Jesus. Andar com Deus significa cumprir a vontade dEle na nossa vida (Am.3:3; Cl. 2:6). O “andar” na vida cristã não é estático, frio e mecânico. É algo progressivo, dinâmico e se reflete em crescimento constante na direção do Mestre.
2 – Ele agradou a Deus – Hb. 11:5-6. Enoque foi um vulto inconfundível do passado porque agradou a Deus. A força motivadora pela qual ele agradou ao Senhor foi sua fé (Hb. 11:6). A fé não é abstrata; ela pode ser vista através das nossas ações. Ela se tornará visível como a fé de Enoque, se vivenciarmos integralmente nossa vida cristã (Ef. 2:8-10; Tg. 2:17). Só assim, podemos agradar a Deus, entronizando-o em nosso viver. A tendência nestes nossos dias tem sido a busca da satisfação pessoal. O bem-estar está na pauta do dia como prioridade absoluta e o que realmente importa para muitos é o agradar-se a si mesmos. Poucos são os que decididamente desejam agradar a Deus, glorificando-o através de suas vidas.
3 – Ele proclamou a mensagem de Deus – Jd. 14. Judas o apóstolo, nos ensina que Enoque como profeta de Deus proclamou a segunda vinda de Cristo, num vaticínio que atravessou os séculos aguardando ainda o seu cumprimento.
Tamanha foi a consagração deste homem que aprouve ao Glorioso Senhor, revelar-lhe seu plano divino para todos os crentes na Pessoa do Senhor Jesus. Não temos mais detalhes desta profecia de Enoque na Bíblia a não ser a referência inspirada de Judas. Porém fica evidente o fato de que Deus usou este homem para proclamar sua mensagem.
E quanto a nós. Que tipo de mensagem temos proclamado?
Vemos em Enoque alguém que apareceu “discretamente” no cenário bíblico, mas que de maneira significativa fez a diferença impactando sua geração. Tal como João Batista seu objetivo maior era fazer com que o Senhor fosse conhecido (Jo. 3:30).
Conclusão: Andar com Deus, agradando-lhe em tudo e proclamando sua mensagem. Assim deve ser nosso viver como crentes, pois do contrário, não valerá a pena.Andar com Deus significa viver com Deus, viver para Deus. É a síntese de tudo que foi falado. E isso é VIDA ETERNA.
0 comentários: